por Arthur Caldeira
Motor moderno de média capacidade cúbica, baixo peso, fácil de pilotar e com um design atraente. Com esses atributos e um preço competitivo, a MT-07 desembarca no Brasil como a nova arma da Yamaha para aumentar sua participação no mercado nacional de motocicletas. A naked de 700cc estará disponível nas concessionárias em março com preço sugerido de R$ 26.990 para o modelo standard e R$ 28.490 para a versão com freios ABS.
Com o novo modelo, a Yamaha quer brigar no segmento de motos urbanas médias, no qual enfrentará a concorrência de modelos como a Suzuki Gladius 650; a Kawasaki ER-6n e até mesmo a Honda CB 500F. Disponível em três opções de cores – branca, cinza fosco e vermelha – a previsão da Yamaha é comercializar mensalmente uma média de 350 unidades da MT-07, de acordo com Marcio Hegenberg, diretor comercial da Yamaha no Brasil.
Design ousado
“O foco principal da linha MT é o piloto. Projetamos a MT-07 para que homem e máquina estejam em perfeita sintonia e sejam apenas um. Ela foi feita para ser prazerosa de conduzir e com um design exclusivo, fora do comum”, explicou o gerente do departamento de planejamento de produto da Yamaha Motor Co., Takeshi Higuchi. Assim como sua irmã maior MT-09, a nova moto conta com um design ousado, também inspirado no lado obscuro do Japão. O conceito de naked é levado ao extremo na MT-07, deixando motor, quadro e outras peças à mostra. O farol poligonal no modelo mantém a aparência de que ali havia uma carenagem que foi retirada, bem ao estilo das motos que circulam pelas ruas de Tóquio.
O tanque, ou na verdade, a carenagem que o recobre tem formato poligonal e foge ao convencional de outras motos. Ao lado, há duas entradas de ar, que trazem os três diapasões característicos da marca e completam o visual invocado. E assim como na MT-09, as linhas do desenho criam a impressão de que a massa está concentrada na parte dianteira da moto, como de fato está. A esportividade desta naked média também está presente na rabeta alta, que traz assento bipartido, e lanterna de LEDs embutida. Outro ponto visual que vale a pena ser destacado é o escapamento curto, localizado do lado direito da moto, e ajuda na centralização de massas.
O teste na íntegra. você confere aqui